batman_drunk

Encontrei o texto abaixo no blog 1up4developers em um post do Plínio Balduino, e como partilho 100% dessa ideia, tomei a liberdade de compartilhar e fazer a tradução livre para o português.

Sometimes things go wrong: hardware is not acting as expected, the API you rely on is not reliable, some vital information is missing. But you don’t care, as you are a hero, a tough Charles Bronson-like guy that will accomplish the mission no matter what.

Another project is saved? Maybe. But someone made a very stupid choice and will pay for it. And I’m talking about you, Bruce Lee.

In six months nobody will remember the adversities you’ve been through. The sleepless nights. The weird bugs. The managers on you back, asking for status reports every five minutes. But something will linger: your name in the source code. It will be there in the SCM, ready to prove that you are a lousy coder and committed buggy/ugly code.

So, next time you find yourself in this kind of situation, take a deep breath and raise the red flag. Share the problem. It’s not fair to chain yourself to something bad just to show that you are tough.

Tradução:

As vezes as coisas dão errado: o hardware não funciona como esperado, a API não é confíavel, alguma informação vital está faltando. Mas não se preocupe, por que você é um heroi, um cara durão como Charles Bronson, que vai cumprir a missão não importe qual seja.

Outro projeto foi salvo? Talvez. Mas alguém fez uma escolha estúpida e vai pagar por isso. E estou falando de você, Bruce Lee.

Em 6 meses ninguém vai lembrar das adversidades que passamos. As noites viradas Os bugs estranhos. Os gerentes na suas costas, perguntando o status a cada 5 minutos. Mas algo vai tardar mas não falhar, o seu nome no código fonte. Vai estar lá no GIT ou SVN, pronto para provar que você é um programador ruim que comitou código feio e com bug.

Então, na próxima vez que se deparar com esse tipo de situação, respire fundo e levante a bandeira vermelha. Compartilhe o problema. Não é justo com toda a cadeia que algo ruim aconteça só para provar que você é um heroi.

Infelizmente já ví isso acontecer inúmeras vezes, o pior é que em uma dúzia delas eu fui o protagonista da história.

Mas aprendi que levantar o problema é o caminho mais curto para a sua resolução.

Esse tema me fez lembrar de um trecho da palestra do DHH na Rails Conf 2009 onde ele falou sobre o segredo da alta produtividade:

Por isso baixe sua guarda, mostre seus defeitos, não banque o durão, muito menos o heroi, pois a construção de um software de qualidade evolve muitas vidas, uma grande porção de dinheiro, várias horas de trabalho e dedição que são MUITO mais importante que o seu EGO.

About Author

You may also like

3 Response Comments

  • Roger Leite  01/05/2011 at 22:44

    Video sensacional.
    Valeu pela dica!

  • 1000ton  02/05/2011 at 08:35

    D+ esse texto leitura obrigatória para todos os devs. Vou enviar no grupo da faculdade 🙂

  • Rafael Lima  05/05/2011 at 17:36

    Perfeito, concordo 100% também.
    Passei por isso inúmeras vezes. :S