Sensacional!

É o melhor adjetivo para descrever como foi o 1º DevDay Curitiba, neste último sábado (25/09), tivemos um dia intenso de imersão em tecnologia Microsoft com palestrantes de altíssimo nível. Quase todos os palestrantes são MVP’s e palestraram esse ano no TechEd, maior evento organizado pela Microsoft na América Latina.

O auditório estava cheio de desenvolvedores ávidos pelo conteúdo das palestras.

O Thiago Zavaschi começou a maratona de palestras falando sobre Business Inteligence com dados Geoespaciais. Uma excelente palestra, com várias demos claras e simples!

Depois foi a minha vez de dar continuidade à imersão, contei como comecei a minha caminhada na plataforma Flex, e como aconteceu o meu primeiro contato com o WPF e Silverlight e principalmente como foi que eu abri os olhos para o Silverlight como uma plataforma realmente interessante para aplicações ricas de internet. Ao final da palestra fiz a demo de um aplicativo CRUD em Silverlight com WCF RIA Services do zero, incluindo a criação do banco de dados que você.

Tivemos uma pausa para o Coffee-break e o bate-papo.

Depois foi a vez do Djonatas Tenfen explicar para todos o que é o MVVM e quais os benefícios de se utilizar esse padrão de arquitetura em aplicações Silverlight.

Pausa para o almoço! no Mexicano!

Na volta do almoço o Rodolpho Carmo mostrou para todos como será a plataforma do Windows Phone 7 e como desenvolver um aplicativo em pouquíssimo tempo para o WP7. No final da palestra o Windows Phone 7 dançou o Ah! Muleque…

Victor Cavalcante subiu no palco logo após a palestra do Rodo e quebrou cada um dos conceitos por trás do ASP.NET WebForms comparando-o com a Matrix, pois os conceitos do WebForms simplesmente não são conceitos de Web, como por exemplo, Web não tem Estado, Web não tem Server Side Controls, etc. E nos apresentou a pílula Vermelha para conhecermos a verdade através do ASP.NET MVC + CSS + JQuery em uma palestra muito dinâmica e divertida.

E para fechar com chave de ouro o DevDay, não tinha ninguém melhor que o Giovanni Bassi. Com uma palestra extremamente provocadora, apresentando a verdade nua e crua que mexeu com vários desenvolvedores presentes fazendo-os cair na real sobre o que realmente é ser um Desenvolvedor de Software Profissional, quais as responsabilidades e obrigações de se desenvolver software! Sem dúvida foi uma palestra para a reflexão de todos.

Ao final do DevDay fizemos vários sorteios de mouse sem-fio, pen drives e uma mochila para Notebook.

Sem dúvida foi um dia sensacional!

Aguarde, pois mais DevDays virão por aí! Até o próximo…

About Author

You may also like

3 Response Comments

  • Rafael  29/09/2010 at 08:51

    E aí Igor! Pena não ter participado, na próxima espero estar por lá!

    E tem como disponibilizar em vídeo a palestra do Giovanni? Ouvi falar muito bem dela!

  • Mario Junior  30/09/2010 at 17:26

    Opa Igor, blz?

    Lendo o artigo, esse trecho me chamou muito a atenção:

    “…comecei a minha caminhada na plataforma Flex, e como aconteceu o meu primeiro contato com o WPF e Silverlight e principalmente como foi que eu abri os olhos para o Silverlight como uma plataforma realmente interessante para aplicações ricas de internet.”

    principalmente quando vc diz: ” .. eu abri os olhos para o Silverlight como uma plataforma realmente interessante…”

    Como vc tem grande conhecimento com Flex (Flash platform), onde já fizemos até parte do mesmo time de palestrantes em eventos online, eu gostaria de perguntar a vc – que conhece os dois mundos -, afinal de contas: para desenvolvimento de RIA hoje, tu apostaria em q? Flex ou Silverlight???

    Quero só deixar claro que, apesar de trabalhar com Flash Platform, sou 110% favorável ao @Vedovelli, qnd ele diz q “oq importa é oq nos paga, é o cliente!” :), mas tirando essa questão – um mero detalhe, hehe – em qual plataforma vc apostaria? Afinal de contas, é Flex ou Silverlight?

    Estou te perguntando, pois devido ao seu conhecimento com Flex, sei q sua comparação será bem real – ao contrário de perguntar a alguém q só conhece SL ou só FP.

    Forte abraço companheiro!

  • Francisco Araújo  30/09/2010 at 21:13

    Olá Igor, tudo na paz?
    Gostaria de parabenizar todos que ajudaram na realização do evento e aos palestrantes que foram tão receptivos ao convite. Foi melhor do que eu esperava, além das abordagens técnicas gostei da criatividade e irreverência dos palestrantes. Pode ter certeza que abriu meus olhos para outros assuntos e principalmente, ajudou a dar uma direção nesse meio tão conturbado de tantas informações.

    Abraços