Muitos lojistas na Internet buscam descobrir qual a estratégia mais importante para melhorar suas taxas de conversão: Search Engine Optimization (SEO) ou Conversion Rate Optimization (CRO). Mas ao contrário do se discute, SEO e CRO devem andar de mãos dadas e devem trabalhar juntos para que um site seja bem sucedido.

O que é CRO?

Você reconhece esse termo? Otimização taxa de conversão (CRO) é simplesmente focado em conversão ao otimizar qualquer página particular. Eu, pessoalmente, vejo isso como um desdobramento de Otimização de Landing Page, Landing Page Optimization, (LPO) e às vezes é visto como apenas uma outra maneira de dizer LPO.

Mas o que realmente define Sucesso para o Website?

Conversão! A intenção de converter um internauta casual da SERP para um visitante em seu site através do SEO, e converter esse visitante em um cliente através do CRO, é claro que estas estratégias estão intimamente ligadas.

Funil de Otimização da Taxa de Conversão

Vamos começar pela definição das metas mais básicas de SEO e CRO. O objetivo do SEO é conseguir ranking alto nos buscadores para as palavras-chave que mais se aproximam de uma consulta do usuário, e o objetivo do CRO é aumentar o número de visitantes que são convertidos em clientes. Estes são obviamente, definições simplificadas, mas desmonstram a estreita ligação entre SEO e CRO e o papel que cada uma dessas estratégias desempenha para melhorar as taxas de conversão.

Tanto o SEO e o CRO focam os visitantes do site. SEO quer encontrar perspectivas com base no que e onde eles estão procurando e proporcionar uma razão para visitar o site, e o CRO quer criar a melhor experiência de usuário possível quando eles chegam. Para ter sucesso em ambos é preciso entender a intenção do usuário, o que também irá ajudar a determinar a qualidade dos visitantes. Visitantes qualificados são muito mais propensos a estar pronto para fazer uma decisão de compra do que os visitantes não qualificados, que só estão em busca de informações ou até mesmo não tem consciência de por que ele acabou naquela página em especial.

Vamos dar uma olhada em como e por que SEO e CRO podem e devem trabalhar juntos para melhorar as taxas de conversão.

Integrar SEO e CRO inclui:

  • Estratégia no uso de palavras-chave. Antes que você possa otimizar uma página para melhorar as taxas de conversão, você deve entender a intenção do visitante, e palavras-chave são a maneira mais fácil e rápido para obter esse entendimento. Uma página de destino eficaz usa palavras-chave para permitir que os visitantes saibam que estão no lugar certo, o que torna mais fácil para eles ver o por que e como fazer uma compra;
  • Focar um único produto ou serviço. Esta estratégia vai conseguir rankings melhores nos buscadores e melhores taxas de conversão. Seus produtos e serviços não devem competir uns com os outros nos buscadores. Mantenha-o simples. Os motores de busca querem saber exatamente o que uma página é e os visitantes querem encontrar o que procuravam;
  • Ter um título, claro, relevante, atraente e palavras-chave. O título meta nas SERPs deve coincidir com o título da página de destino, e devem incluir palavras-chaves e o principal benefício do produto;
  • Teste. SEO e estratégias de CRO devem ser testadas para garantir um fluxo constante de visitantes mais qualificados para uma página de destino mais amigável para o usuário.

Aumentar os Resultados

Ao iniciar uma campanha de marketing online, CRO deve vir em primeiro lugar (a menos que seu site não esteja recebendo tráfego suficiente para executar testes válidos). Uma vez que a página de destino esteja otimizada para melhorar as taxas de conversão, você pode desenvolver um programa de SEO que continuamente encontra e visitantes qualificados para o site. Pense em CRO como uma ação de tampar buracos em um balde (website) antes de derramar mais água (tráfego desejado).

Para encerrar, sem CRO, todo esforço de SEO pode ser em vão se os visitantes tiverem uma experiência negativa quando chegaram no site. Mas sem SEO, CRO te dará apenas uma página otimizada sem visitantes. 

Não esqueça, para maximizar visitantes, melhorar as taxas de conversão e aumentar a receita, SEO e CRO devem trabalhar juntos e em harmonia.

Não está satisfeito com os resultados atuais de seu Site ou eCommerce? Entre em contato.

Referências:

About Author

You may also like

One Response Comment

  • Diego Isaac  08/10/2012 at 00:43

    Gostei muito do artigo. Também acho que os 2 não podem (ou não devem) andar separados. SEO e CRO constituem conjunto de estratégias essenciais para os sites e ações online.

    Responder

Leave A Comment

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter a message.

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.