Identificação por radiofrequência ou RFID (do inglês "Radio-Frequency IDentification" ) é um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos denominados etiquetas RFID.

Uma etiqueta ou tag RFID é um transpondedor, pequeno objeto que pode ser colocado em uma pessoa, animal, equipamento, embalagem ou produto, dentre outros. Contém chips de silício e antenas que lhe permite responder aos sinais de rádio enviados por uma base transmissora. Além das etiquetas passivas, que respondem ao sinal enviado pela base transmissora, existem ainda as etiquetas semi-passivas e as ativas, dotadas de bateria, que lhes permite enviar o próprio sinal. São bem mais caras que do que as etiquetas passivas. (Wikipédia)

Agora imagine um RFID aplicado em um cartão fidelidade de um Shopping ou uma Loja como a FNAC por exemplo, e através de um sistema o vendedor com um tablet consiga ter em as últimas compras, o tícket médio, preferências e outras informações adicionais dos consumidores portadores desses cartões e consiga dar um tratamento totalmente personalizado e pró-ativo para cada possível comprador.

Com algoritmos de inteligência artificial o sistema poderia identificar se o consumidor estaria disposto ou não a comprar naquele momento. Quando a pessoa estivesse marcada como verde no sistema, ela estaria disposta a comprar, e quando vermelho apenas estaria pesquisando. Isso sinalizaria qual a melhor abordagem do vendedor para casa ocasiação.

Hoje já temos tecnologia suficiente para aplicarmos esse modelo em nosso dia-a-dia.

Confira o vídeo abaixo que demonstra como seria a aplicação real desse sistema.

Agora que você viu, fica a provocação para você desenvolver esse sistema.

About Author

You may also like

No Comment

You can post first response comment.

Leave A Comment

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter a message.

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.