Antes tarde do que nunca“.  Será que este ditado vale para tamanho atraso para publicar o que rolou na Conferencia Internacional de Cidades Inovadoras?

Bom gente, o fato é que o evento foi sensacional. Reuniu em um único lugar pessoas fantásticas, assuntos importantes e polêmicos, tratou com muita seriedade problemas muito presentes na sociedade. Com mais de 200 palestrantes reunidos em um único lugar, com mais de 3500 pessoas presencialmente assistindo a conferencia, e  acreditem não conheci, não ouvi, nem li uma linha sequer  sobre algo que retratasse qualquer tipo de falha, ou problema durante a CICI. Com todas as pessoas que conversei, uma única palavra “Maravilhoso”. de fato foi o que senti em todos os 4 dias de CICI, MARAVILHADA com tamanha estrutura, pessoas, organização e o melhor: com conteúdo. Incrivelmente conseguiram superar a edição de 2010. Isso tudo graças a muitas mãos, mas ao meu ver todas estas sob a regência de Daniely Votto, Paula Rapp, Juliana Pagani e Sandro Vieira. Perdoe-me aqueles que não mencionei, mas quero que saibam que reconheço a incrível dedicação e competente trabalho de todos os organizadores e colaboradores da CICI2011.

De tudo que vi, li e ouvi o que fica são os incríveis momentos que pude dividir com pessoas que já conhecia virtualmente há bastante tempo e que pude dar um abraço real e apertado e que me deixaram cheia de encantamento, como Andrea Zilio e Adaildo Neto que carinhosamente trouxeram mimos de tão longe e com tanto carinho. Obrigada Andrea e Neto, conhecer vocês foi espetacular, e os bombons estavam deliciosos, a bolsa eu uso diariamente e o colar sempre despertando a frase: “Aonde você comprou” e minha resposta: “Ganhei de uma pessoa especial, e em cada semente deste colar está presente o carinho de todos os Acreanos“. Andrea e Neto peço que estendam meu agradecimento e carinho a todos de Rio Branco.

Tive a oportunidade de novamente abraçar Julia Ramalho Pinto que também com muito carinho trouxe uma delicia de Belo Horizonte, para mim e uma especial para o Igor Musardo. Julia, mais uma vez obrigada, mais uma vez agradeço por toda a sua ajuda, pelo carinho e atenção que sempre me escuta. E quanto ao meu presente, delíiiicia que claro, gordamente NÃO dividi com ninguém nenhum pedaço e estava divino.

Um abraço não muito apertado porque é magra demais (que ódio disso) [você entendeu a piada né Re] para a meiga Renata Nizer que trouxe consigo uma cidade linda do Paraná, a charmosa Guarapuava e despertou em todos o interesse em conhecer a cidade, e o mais emocionante, engajar-se em causas reais como a do Lixo Eletrônico. Obrigada Renato Sabai que com toda elegância me tirou de um sufoco de última hora,e  ainda me deu a honra de dividir espaço em um “palco”, obrigada por dividir comigo seus conhecimentos. Vi a graça e luz de uma mulher grávida, linda, e as mães sabem do que estou falando, sabem o quão difícil é aos 8 meses subir em um palco para falar para várias pessoas, com uma barriga, sob olhar preconceituoso de muita gente. Obrigada Patrícia Wypych que ainda no final do dia me presenteou com um email lindo que me emocionou profundamente. Como não agradecer a Camila Porto que trouxe toda a juventude. Décio Coutinho que me deu a chance de pedir desculpas, e ainda trouxe de Goiânia todas as experiências da turma do ETC GO. Obrigada Décio!

Mas o que mais rolou na CICI? Para mim a magia, ver pessoas emocionadas e motivadas a pensar diferente, a agir diferente e agir para o bem depois da palestra do Gil Giardelli foi mágico,  e poder escutar dele o que sinto sempre. “Tem pessoas que se sentem feliz por ajudar os outros e isso é natural delas”Obrigada Gil, mais uma vez e ainda de quebra me emprestou o ombro para eu desabafar, foi o que senti e era o que eu precisava. Obrigada meu querido amigo!

Eu vi pessoas motivas, emocionadas e admiradas com tanta informação, com um jeito novo, irreverente de expor um conteúdo tão inovador, isso graças a graça do Luli Radfahrer. Obrigada, e mais uma vez agradeço por sua participação, por ter compartilhado com todos da CICI sua energia empolgante.

O que mais? Conheci pessoalmente a Rosangela do Sustentacto que ainda de quebra me entrevistou no susto. (audio aqui) o Eduardo Spezia que gentilmente abriu uma twittcam para o ETC, conheci a empolgante Marina Miranda,o educadíssimo Luis Guggenberger, o Menta90, o CacauG e tantas outras incríveis pessoas que tive a imensa honra de conhercer graças a CICI. Tive o prazer de ouvir pessoas elogiando a palestra do meu querido amigo Ricardo Dória com o seu empreendedorismo coletivo, levou para todos conhecer a sua rede, e mostrou como é fazer rede em AldeiaParabéns Ricardo!


Foi na CICI2011 que tive o privilégio de registrar #momentosFa como com o Parag Khanna e Fritjof Cappra.


Pude viver junto com várias pessoas que não conhecia, a experiência de  Twittar com papel e caneta, Twittar sem Twitter, e que mensagens, Tweets incríveis recebi de todos que estavam presentes no ETC.

E o que eu levo da CICI?

As amizades, amizades que surgiram a um ano atrás na CICI2010 e que em 2011 selam uma incrível e doce amizade. Não se agradece fazer amigos nem amizades, mas neste caso, quero sim agradecer ou se existir alguma outra palavra exceto AMIGO, quero usa-la para definir Daniely Votto, que com toda a correria não deixou de dar atenção, de demonstrar carinho e de tratar a todos com educação e ainda em todas as oportunidades que teve fez referência a mim com respeito e carinho.  Não agradecemos amigos, mas neste caso, agradeço porque não conheço outra palavra para expressar minha admiração, respeito, orgulho que sinto por você DANI. Você a um ano atrás me proporcionou momentos incríveis na CICI2010, mas depois, foi muito mais, uma amizade não se agradece, mas deixo registrado aqui,e  como sabemos tudo na internet fica perpetuado, vira história. Você além de tudo que proporcionou, ainda me apresentou a Diva Juliana Paganni chiquérrima que mostra que as mulheres estão aí para ser lindas, femininas, elegantes e eficientes, genial, a linda e charmosa Ju, um doce de pessoa, que tenho um imenso prazer de falar que também é minha amiga. Você Dani me apresentou a Paula Rapp que além de linda, inteligente produz verdadeiros espetáculos sem abalar o seu charme, sem bagunçar os cabelos que não imaginava ser possível até conhecer a você Paula e se você que esta lendo acha que é pouco? Pega essa: a Paulinha tem gêmeos querido, é mole?.

Pois é, é isso que levo da CICI, isso que escrevi foi um pequeno resumo do que senti.

Mas para você que AMA e necessita de números e quer transformar tudo em infográficos:

A CICI reuniu:

400 cidades

260 cidades do Paraná

97 Internacionais

3.500 pessoas presencialmente partcipando ali na FIEP.

203 palestrantes e que HONRA fui um destes 203.

102 paineis

170 jornalistas…

Estes são alguns números. Mas o que vale e o que fica da CICI é o conhecimento, as amizades e as transformações que com certeza virão.

Ah! Quase esqueço, depois de todas estas emoções, ainda de quebra levo um jantar no TAJ uma super promoção que rolou lá na Conferencia.

Obrigada a todos

Até a próxima

Beijos
@FernandaMusardo

About Author

You may also like

3 Response Comments

  • Daniely Votto  28/05/2011 at 22:26

    Sou péssima com palavras e sabes bem disso.O que eu posso te dizer é que Curitiba me deu muito mais do que poderia um dia imaginar: ganhei irmãs ali, como tu, a paula e a ju! Pessoas que confio plenamente e com todo meu coração. Pessoas que quero ter perto sempre e por isso, depois que nos despedimos no sábado, me acabei chorando no colo da Paulinha (coitada). Eu vivo um pouco só, claro tenho o Alberto que é um super companheiro, mas familia eu não tenho, sempre tive que me virar emocionalmente sozinha e, não sei porque, ai em Curitiba parece que eu posso ser mais leve, com mais direito de me sentir amada pelo o que seu sou e não tendo que fingir ser fria, intangível e rude. Amei poder conhecer teu maridão, que é um fofo, teus filhotes tão lindos e que de cara já me chamavam de Tia Dani, isso só pode ser um sinal de que temos muito em comum e que seremos amigas para sempre! Amizade não se agradece mesmo, se conquista, se “ganha”, e deve ser regada diariamente, não apenas com palavras bonitas, mas tb com puxão de orelha, com um “sacode” as vezes. Amizade é algo que nasce e floresce, por isso temos outras amizades que nasceram a partir da nossa. Amo poder dizer que tenho uma superirmã antenada no mundo, que em curitiba me sinto em casa e que sei que vocês tb vão se sentir em casa em POA. Amo muito poder brincar com teus filhotes, sentar com a Paulinha para ver a bruxa e dar colo pro baby!!!! AMO MUITOOOO!
    Fe, muito obrigada pelas palavras de carinho e de incentivo, mas, acima de tudo, obrigada por tua competência, tua agilidade, tua humanidade e tua vontade de viver! Obrigada por me dar a honra de partilhar esses momentos contigo! Obrigada pela verdadeira amizade! Sempre juntas!!!!! Sempre.

    Responder
  • Felipe Martins Greiner  31/05/2011 at 17:56

    A #CICI2011 foi uma experiência incrível. Entre milhares de atividades que tivemos que optar, as atividades de quinta-feira foram destinadas ao auditório que tratava da ETC e das redes sociais, no qual estavam muitas pessoas talentosas, entre elas a autora do blog, Fernanda Musardo. “Inovação”, “redes”, “integração”, “autogestão”: alguns termos tão trabalhados e comentados em toda a conferência. Sem dúvida, levarei os ensinamentos comigo! Sobre a quinta-feira, no auditório de vocês: ótima! Tantas pessoas diferentes, tratando os assuntos sobre pontos de vistas distintos, vindos de regiões surpreendentes (até do Acre, imagine!). Um ensinamento que vai muito além das “redes sociais” (Twitter, Facebook,…) que tanto ouvimos falar. Em destaque: a Renata Nizer, com slides geniais e um assunto muito interessante, conseguiu me surpreender mesmo; o Gil Giardelli palestrou de maneira magnífica e longe do ‘padrão’; o Luli Radfharer tive o prazer de ver novamente, com um verdadeiro “stand up” de conhecimento; a Fernanda Musardo e o Renato Sabai, numa conversa informal e muito elucidativa, esclareceram as dúvidas da galera. E tantos outros que participaram: parabéns!

    Responder
  • Julia Ramalho Pinto  19/07/2011 at 09:03

    Querida Fer,
    Pelo que vejo sua veia de Blogueira segue a mil….
    Parabéns pela ótima descrição do evento!! Que inveja da sua energia, coragem e capacidade de registros e narrativas. A alegria foi minha de estar com vocês mais uma vez, trocar idéias, conhecer pessoas e imaginar novos mundos…
    Sucesso sempre a #cici e a dupla dinâmica (Fer/Igor)
    bjs,
    Julia

    Responder

Leave A Comment

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter a message.

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.