Primeiro vamos pro conceito de consultas ad-hoc:

Bill Inmon conceitua consulta ad-hoc como: “São consultas com acesso casual único e tratamento dos dados segundo parâmetros nunca antes utilizados, geralmente executado de forma iterativa e heurística. Isso tudo nada mais é do que o próprio usuário gerar consultas de acordo com suas necessidades de cruzar as informações de uma forma não vista e com métodos que o levem a descoberta daquilo que procura.”

Abaixo, segue um modelo de tela que executa uma consulta ad-hoc (como dito acima, consulta com parâmetros definidos pelo usuário) e também dois modelos de saídas gráficas para a consulta.
 


Modelo de Opções de Filtragem.


Modelo de gráfico Sequencial com valores estatísticos com base no filtro aplicado.


Outro modelo de saída gráfica para a mesma consulta ad-hoc, porém agora com visão de colunas.

Além dos modelos gráficos, é possível também com a Datagrid, com base nas opções de filtragem como o modelo acima, construir Demonstrativos de Resultados de Exercício (DRE), demonstrativo este muito utilizado em áreas Financeiras de qualquer empresa.

Sua empresa está querendo desenvolver um sistema de Business Intelligence? Entre em contato com a Musardo’s Consultoria Digital que desenvolveremos um software sob medida para o seu negócio!

About Author

You may also like

11 Response Comments

  • Mário Júnior  21/10/2008 at 14:05

    Hum.. muito bom Igor. Realmente, para quem trabalha com BI (bussiness inteligence) é uma mão na roda esse tipo de ferramenta.

    Essa empresa – maringaense – http://www.quanticati.com.br tem um esquema desse bem legal tb.

    Responder
  • Igor Musardo  21/10/2008 at 14:26

    Vlw o Feedback Mário Júnior! Acessei o site da QuanTIca TI, parece que o pessoal trabalha legal com BI, inclusive eles são distribuidores do QLikView, um software bem interessante de BI.

    Responder
  • Ved  21/10/2008 at 15:37

    Valeu Igor, vou agora mesmo colocar um update no post referenciando este artigo!

    Muito obrigado,

    Ved

    Responder
  • Vagner  23/10/2008 at 17:27

    Este exemplo de relatorio add hoc, que vc fez, usa que banco e que liguagem para comunicar com flex, e tem como vc disponibilisar os fontes para a comunidade..obrigado

    Responder
  • Igor Musardo  23/10/2008 at 21:27

    Olá, Vagner, neste sistema está sendo utilizado o SQL Server 2000 e o Asp.NET, a comunicação está sendo realizada com o Weborb.
    Infelizmente eu não posso disponibilizar os fontes, mas pretendo gravar um screenCast de como construir um relatório dessa maneira. Só não sei quando conseguirei.
    Abraços.

    Responder
  • Fabio da Silva  13/11/2008 at 08:11

    Pessoal, e para notas fiscais, vcs usariam pdf tb? Obrigado.

    Responder
  • Igor Musardo  13/11/2008 at 08:20

    @Fabio da Silva, para notas fiscais, eu usaria PDF, pois é um documento que precisa as vezes ser enviado através de email e o seu conteúdo não pode ser alterado.

    Responder
  • @lesilva  14/04/2009 at 08:04

    Ola Igor eu estou ]querendo desenvolver uma aplicação que informa ao user que o produto dele esta perto de vencer a validade e acho que esse exemplo de consulta que vc mostrou parece muito interessante onde posso aprender mais e como fazer um – estou com muita dificuldades em aprender Flex pois aqui no RJ não tem curso :(

    Responder
  • Igor Musardo  14/04/2009 at 10:41

    Bom dia @LeSilva,

    Esse modelo de relatórios são bem interessantes mesmo…

    Agora você pode buscar maiores informações e exemplos em sistemas de BI (Business Intelligence – http://pt.wikipedia.org/wiki/Business_intelligence) pois eles utilizam o modelo AD-HOC.

    E com relação a cursos de Flex, eu sugiro os cursos da e-Genial ( http://www.egenialsas.com.br/cursos ) do Carlos Eduardo ( http://www.adobe.com/communities/experts/members/CarlosEduardoFranco.html ). Embora eu não tenha feito nenhum curso com eles, porém já participei de vários Café com o Tom ( http://www.treinatom.com.br/pt/cafe-com-o-tom/ ), palestras on-lines realizadas no mesmo ambiente das aulas virtuais, e digo que é show o ambiente, e sem contar que os preços dos cursos são bem em conta.

    Abraços,

    Igor Musardo

    Responder
  • Débora Silva  30/10/2009 at 09:15

    Oi Igor tudo bem?

    Achei bem interessante o seu conceito sobre ad hoc e eu gostaria de saber se existe curso para esse relatório e também se você poderia me indicar algum curso do sistema hyperion?
    Obrigada,
    Debora

    Responder
  • luana  07/04/2011 at 19:08

    e muito interesante seu conceito mito obrigado pela a ajuda obrigada thau

    Responder

Leave A Comment

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter a message.


Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.